Montar um quarto de criança nem sempre é uma tarefa fácil, pois, além de atender às necessidades básicas como dormir, trocar, amamentar, brincar, o espaço deve trazer estímulos às crianças, e cada móvel e elemento deve ser escolhido com muito cuidado.

É interessante que se deixe um grande espaço livre no chão para que as crianças possam ter aonde espalhar os brinquedos e brincarem à vontade, portanto, escolha móveis que realmente vão ser utilizados e, em caso de quartos menores, os móveis podem estar encostados na parede, no caso de cama ou trocadores, para que as crianças não caiam. Em relação aos móveis, vale levar em conta que as crianças crescem rápido, portanto investir em móveis versáteis que podem ser utilizados em diversas fases do crescimento é mais apropriado. No chão, um tapete pode proporcionar mais conforto e sensação de aconchego, porém prefira os de pelo baixo ou até um tapete emborrachado para facilitar na limpeza e evitar tropeços.

Em relação à luz, lâmpadas com dimmer – controle de intensidade – são ótimas para ajudar no sono dos pequenos, enquanto as luminárias e abajures são ótimos para aquelas crianças que têm medo de escuro. As cortinas também ajudam no controle de intensidade de luz, portanto um rolô blackout é melhor para que a luz das janelas não atrapalhe o descanso.

Espaços de armazenamento são essenciais em quartos infantis, já que crianças possuem muitas peças e muitos brinquedos. As prateleiras e nichos mais altos podem servir de decoração, deixando à mostra brinquedos que não são tão utilizados ou até mesmo os mais frágeis, enquanto em baús ou nichos mais baixos é possível deixar os brinquedos e jogos para que as crianças possam pegar, desenvolvendo autonomia e noções de organização.
Como a intenção é o desenvolvimento da criança, é válido usar tons pastéis combinados com cores fortes e vivas. O quarto pode até ter um tema, mas quanto mais neutro melhor.
