Montar um quarto de menino, jovem ou adolescente, nem sempre é uma tarefa fácil, pois, além do gosto dos pais no processo de escolha dos objetos e acabamentos, a opinião dos filhos também deve ser levada em consideração.

Vale investir em móveis versáteis que podem ser utilizados em diversas fases do crescimento, mas estes devem ser neutros, pois os gostos mudam bastante ao longo dos anos. No chão, um tapete pode proporcionar mais conforto e sensação de aconchego, porém prefira os de pelo baixo, pois são mais fáceis de limpar.

Jovens gostam de receber amigos e devem ter espaço para estes, portanto, se o quarto for espaçoso, vale investir em um espaço com pufes e sofás, para que os adolescentes possam manter sua privacidade. Em relação à luz, é importante que haja claridade, com luz natural para que não durmam o dia todo e uma boa luz para estudos.

Nos espaços de estudo, prefira bancadas grandes, gaveteiro, uma cadeira ergonômica e, claro, um bom sinal wireless. Espaços de armazenamento são essenciais, pois jovens costumam ser desorganizados; prateleiras e nichos mais altos podem servir de decoração, deixando à mostra objetos e acessórios que não são tão utilizados ou mais frágeis; já baús, caixas e armários fechados servem para guardar. Os adolescentes gostam de expressar sua personalidade, portanto quartos temáticos como esportes, música e animais podem ser interessantes. Para aplicar estes temas nas paredes, existem papéis de parede laváveis, que são mais indicados.
