A porta de entrada de nossa casa funciona como um cartão de visitas para nossos convidados, além de exercer a função de trazer segurança ao nosso lar. São estas portas que fazem o controle de quem entra e sai de nossas casas, portanto devem estar em bom estado para se tornarem convidativas. Os modelos e materiais são diversos, porém alguns são mais indicados para portas internas e outros são mais indicados para as portas de entrada. O modelo da porta de entrada tem que combinar com a fachada da residência ou com a decoração do hall de entrada do apartamento, harmonizando com o restante da casa.

Em relação aos materiais, existem alguns principais para portas. As portas de madeira são as mais tradicionais e combinam tanto com um design moderno quanto com o clássico. Quando colocado em uma área externa, a madeira deve ser tratada, para que não apodreça, e pode ser revestida ou pintada da cor de preferência dos moradores. A desvantagem da porta de madeira é que esta, geralmente, não oferece recortes para entrada de luz no ambiente. As portas de vidro possuem um visual mais moderno e permitem a passagem de muita luz na entrada, mas são mais utilizadas em entradas de comércios, escritórios e clínicas, porém, combinadas com película fosca, podem trazer a privacidade que o morador de uma residência deseja. As portas de alumínio não são tão comuns quando se tratam de portas de entrada, estas são mais utilizadas em aberturas para quintais e áreas externas. A maior vantagem da porta de alumínio é sua grande resistência às intempéries, não enferrujando, além de ser leve e não sobrecarregar a estrutura.

O modelo mais tradicional de porta, tanto de entrada quanto interna, é o modelo de uma folha. Elas podem vir em diversas variações de desenhos e designs, combinadas com vários tipos de puxadores e fechaduras, sendo possível inovar, mesmo sendo a porta mais comum de todas. A porta pivotante costuma ser maior e gira em torno de um eixo vertical, sendo presa por pinos na parte superior e inferior, portanto quando uma parte gira para dentro, outra parte gira para fora. A grande desvantagem deste modelo é que não possui vedação completa, pois necessita de espaço nas partes superior e inferior para poder girar, portanto pode deixar de bloquear poeira e sons. A porta de duas folhas precisa de um vão um pouco maior para ser instalada, já que nem sempre as duas folhas serão abertas e é um espaço mínimo para a passagem de uma pessoa.

Puxadores e maçanetas são itens diferentes, já que o primeiro normalmente é instalado em portas pivotantes e não se relaciona com a fechadura, servindo apenas para puxar ou empurrar a porta, enquanto o segundo já vem com a fechadura. Existem diversos modelos e acabamentos para os puxadores, desde tubulares, embutidos, quadrados e redondos, mas é importante que estes sejam proporcionais ao tamanho da porta. As maçanetas podem ser de alavanca, do tipo que é somente necessário empurrá-la para baixo que a porta já se abre, ou pode ser de bola, que não necessariamente são redondas, basta que a alavanca seja centralizada, sendo necessário o giro para abrir a porta.
