Dentre todas as nuances e decisões que precisam ser tomadas em uma obra, a escolha do piso, definitivamente, é uma das mais difíceis, pois este não é tão simples de trocar e mudar. Além disso, existem muitas variedades de piso e a escolha não pode ser pautada somente na estética e valor, outros fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o piso, como tráfego, resistência à água, sol constante, gordura, riscos causados por animais, etc. Usualmente, os pisos são divididos entre pisos frios e pisos quentes: os pisos quentes são indicados para locais onde se busca uma maior sensação de conforto, normalmente utilizados em salas, quartos e escritórios; já os pisos frios são comuns em ambientes onde a praticidade e durabilidade se faz mais necessária, como cozinhas, banheiros e áreas externas.

Pisos frios:
O piso cerâmico pode ser encontrado em muitas formas, texturas e cores e é dividido em categorias e resistência e, dependendo deste fator, pode ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos; é bastante resistente à água e à manchas.
Os porcelanatos são indicados para quem procura um ar de mais sofisticação ao seu projeto, graças ao tamanho grande de suas peças e ao seu acabamento feito com rejuntes finos. Assim como a cerâmica, o porcelanato não absorve água, podendo ser lavado.

O granito é uma pedra natural, possui cores mais mescladas devido à disposição interna dos minerais. Pode ser aplicada em ambientes com maior fluxo, pois possui altíssima resistência, além de trazer um ar de sofisticação.

O mármore é uma rocha originária do calcário e possui variação de cor do predominantemente branco ao preto, passando pelo acinzentado, creme e tons esverdeados. É uma pedra indicada para ambientes internos, pois não possui grande resistência à intempéries.
O cimento queimado dá um ar de rústico e industrial, pode ser utilizado em qualquer ambiente de uma residência, porém deve-se tomar cuidado, pois, quando molhado, este pode se tornar muito escorregadio. Possui baixo custo e fácil aplicação.
O ladrilho hidráulico é feito de uma combinação de pó de mármore, cimento e corantes, e possui produção artesanal, possuem o preço mais elevado justamente por este fator.

A ardósia é uma rocha composta por argila ou cinzas vulcânicas em camadas. Possui alta durabilidade e baixo custo, podendo ser aplicada tanto interna quanto externamente. Pode ser encontrada nas cores preta, cinza, verde e ferrugem.
Pisos quentes:
O piso vinílico é feito a partir de PVC e é comercializado em placas, réguas ou mantas. Este piso imita madeira, transmitindo as mesmas sensações de um piso em madeira, além de abafar ruídos e ser resistente à manchas.
O piso laminado de madeira é composto por lâminas que se encaixam em sistema tipo click. Se faz um alternativa mais barata ao piso de madeira e também têm a capacidade de abafar ruídos. Possui fácil instalação e um visual mais homogêneo, porém é sensível à água e umidade.

Os pisos de assoalho de madeira são, normalmente, feitos com madeira de lei, o que os torna mais caros. Costuma ter um visual mais rústico do que as madeiras industrializadas e necessita de manutenção periódica.

Os carpetes de tecido têm sido cada vez menos utilizados, pois absorvem muita umidade e sujeira, tornando sua manutenção mais difícil. Traz um sensação de aconchego e tem a capacidade de abafar ruídos.