HOME THEATER

Nesses tempos de rotina atribulada, o sonho de consumo de muitas pessoas é chegar em casa e poder relaxar enquanto assiste TV, mas muitas vezes esse sonho é atrapalhado por algum fator externos. Para resolver esse problema, algumas dicas de home theater são ideais para que nada atrapalhe esse momento sagrado.   

           O espaço do home theater não precisa ser grande, é apenas necessário que siga alguns preceitos básicos para se tornar funcional e agradável. Em relação aos revestimentos, este ambiente deve possuir materiais que possam reverberar e absorver o som de maneira equilibrada. Se os materiais reverberarem muito o som, este pode se tornar estridente demais, enquanto, se absorverem muito, pode se tornar abafado demais, portanto deve-se tomar cuidado com a quantidade de carpetes, cortinas grossas ou móveis estofados.

            Diferentemente da maioria dos cômodos de uma casa, o home theater pode ser prejudicado ao se contar com muita luz natural, pois as TVs refletem a luz na imagem, então nos casos de grandes janelas, o ideal é utilizar rolôs blackout, que possibilitam que todo o ambiente fique escuro. Na iluminação artificial, o ideal é contar com spots e iluminação indireta que dão um ar de aconchego ao espaço.

            Além disso, o sistema de som é essencial para uma excelente experiência de cinema em casa, as caixas de som podem ficar atrás do sofá ou embutidas no gesso do teto para aumentar a sensação de estar dentro do filme. O tamanho da tela da TV também é super importante, pois existem certas regras na hora de se escolher o tamanho da televisão em relação à distância que esta vai ficar do sofá para que a imagem não seja vista de forma distorcida e não haja riscos à visão de quem assiste, assim:

TV de 32 polegadas: mínimo 1,20 m e máximo 2,40 m
TV de 40 polegadas: mínimo 1,50 m e máximo 2,80 m
TV de 50 polegadas: mínimo 1,90 m e máximo 3,80 m
TV de 60 polegadas: mínimo 2,20 m e máximo 4,60 m            

Foto: Maura Mello

Com tantos sistemas de som e imagem, é interessante criar um sistema em que seja possível ocultar toda a fiação, como painéis de madeira e nichos, que também podem servir de espaço para apoiar equipamentos e objetos.