Trabalhar em casa, no famoso “home office”, já é um recurso muito adotado pelas empresas e profissionais liberais, mas sabemos que é um desafio resistir às mais diversas distrações. Sugerimos, para tanto, um espaço específico que atenda as necessidades do profissional, para que possa praticar atividades que não se misturem com a vida doméstica ou momentos de lazer.


A maioria destes espaços só exige uma bancada espaçosa e algumas prateleiras para armazenagem de livros e outros objetos, onde uma marcenaria bem planejada facilita na hora de organização. Lembrando que ainda temos muitos fios a esconder, apesar de toda tecnologia wireless; assim temos que pensar em canaletas de tomadas ou fundos falsos para esconder fiações. É muito importante investir numa boa ergonomia, adquirindo numa boa cadeira, por exemplo, na qual o usuário permanecerá horas podendo poderá reclinar, girar e não contrair dores nas costas.


Já as cores das paredes dependem do tipo de trabalho que será feito nesse espaço. Se for um trabalho que exige concentração, o mais interessante é que estas sejam de tons claros e neutros. Se for um trabalho que exige criatividade e inspiração, o ideal é que as cores das paredes ou os objetos sejam vibrantes ou que recebam quadros ou desenhos. Uma boa iluminação é essencial, sem ofuscar e natural se possível.
