HALL DE ELEVADOR

 Halls de entrada são os cartões de visita de um apartamento. Muitas vezes estes são considerados áreas privadas, portanto os moradores de cada apartamento podem decorar da forma que acharem mais adequado, soltando sua criatividade. Estes espaços devem ser um local convidativo à residência, portanto não podem ser negligenciados em termos de decoração. 

            Os elementos mais comuns nesta área são espelho e aparador, que são super válidos, já que os espelhos trazem uma sensação maior de amplitude e os aparadores apoiam eventuais itens de decoração e objetos pessoais. Além destes, são válidos outros itens de decoração, como obras de arte, bancos, cabideiros e outros itens que tornem este espaço mais funcional. Independentemente do uso e da decoração que forem utilizados e do estilo adotado, mobiliários, tapetes e plantas muito volumosos devem ser evitados, pois se trata de um ambiente de passagem e eles podem atrapalhar. Além disso, estes espaços normalmente não são grandes, então uma decoração muito carregada pode passar a sensação um pouco sufocante.

            Um elemento importantíssimo neste ambiente é a porta de entrada. Ela deve combinar com a decoração do hall e representa a transição para o interior do apartamento e pode ser feita em vários formatos e materiais. As portas de uma folha só são as mais comuns, são fáceis de encontrar e de instalar e podem ser encontradas com um design personalizado, caso queiram fugir do senso comum. Os modelos de folhas duplas necessitam de mais espaço para serem instaladas e para abrir, mas são impositivas e funcionam bem como porta de entrada de residências. As portas pivotantes são aquelas que possuem um pino que regula a abertura da folha da porta, fazendo com que metade gire para dentro e outra metade pra fora, e são alternativas sofisticadas para portas de entrada. As portas de correr não são muito utilizadas nesses casos, pois necessitam de um espaço na lateral para correrem e, normalmente, halls não dispõem desse espaço.

            A iluminação é um fator que deve ser bem pensado, pois halls não possuem janelas e podem ser sufocantes. Iluminação indireta, como luzes nas paredes, arandelas, spots com focos específicos e de marcação de porta combinadas com iluminação de teto são mais interessantes do apenas iluminação direta, pois trazem uma maior sensação de acolhimento. Este ambiente permite uma escolha de revestimentos bem variada, mas em um ambiente tão pequeno como esse, escolhas erradas também podem ajudar ou arruinar-lo completamente, portanto a escolha por materiais como painéis de madeira e papéis de parede em tons neutros também ajudam com essa sensação de bem-estar e acolhimento.