ESPAÇOS FITNESS EM CASA

            Com a rotina atribulada, muitas pessoas não conseguem ir à academia ou até algum parque para se exercitarem, portanto preferem montar uma academia em casa. Essa é uma boa alternativa, pois evita o tempo de deslocamento – que está cada dia mais difícil nas grandes cidades – e é possível treinar mais a vontade em seu espaço privado.

            O espaço para uma academia não precisa ser grande, mas é interessante que seja um espaço organizado e bem iluminado, e, preferencialmente, bem ventilado, para que haja estímulo para o exercício e para que o usuário se sinta confortável e disposto. Na prática de exercícios, a capacidade respiratória é forçada, portanto, aparelhos de ar condicionado e ventiladores são indicados, mas se for possível ter janelas em lados, é ainda melhor e ainda economiza energia elétrica. Ao iniciar o projeto, é preciso levar em conta quais são os objetivos de quem vai utilizar o espaço, procurando a ajuda de um profissional, como personal trainers, para orientar quais são os tipos de aparelho que vão ser usados e evitar problemas de saúde.

            O piso deste espaço precisa ser resistente à arranhões e batidas, pois o peso dos aparelhos pode estragar pisos mais sensíveis, portanto o ideal é optar por pisos ou placas emborrachados e antiderrapantes, como piso vinílico com manta de borracha por baixo, evitando o uso de carpetes, e pisos frios. Caso o espaço seja utilizado para práticas como dança, por exemplo, o piso de madeira é uma melhor opção. As cores escuras nas paredes dão menos estímulo ao exercício, por isso é bom evitá-las, e é comum ter espelhos em pelo menos uma parede, assim é possível observar os movimentos e corrigi-los, se necessário. A escolha da iluminação também influencia na disposição dos usuários, pois, enquanto uma luz indireta é ideal para momentos de relaxamento enquanto lâmpadas fluorescentes de temperatura de cor baixa são indicadas, pois consomem pouca energia e não esquentam. Além disso, pode ser pensado em um armário para apoiar os objetos mais leves, como garrafa de água e toalhas.